Pular para o conteúdo principal

A história da mala... a mala de contar historias!

Por quê a mala? Porque a mala é um elemento mágico, guarda segredos...


Pode ter 1000 coisas diferentes e inusitadas...

Posso tirar dela, outro elemento mágico para contar a minha história...



E ainda sim permanece o mistério...



Até que é revelado...




"A história da mala"



Então, um livro sai dela e revela de onde saiu aquela história contada.





E o melhor é que não acaba a magia...
Nos dias de biblioteca, em que a criança vai até lá escolher um livrinho para levar para casa e ler com os pais, os mais solicitados são os que um dia foram para a mala. Pois, uma vez colocado na mala automaticamente ganha um valor inestimável, mágico, misterioso. A mala é sem dúvida um recurso riquíssimo e intrigante para o estimulo da leitura, pois cativa, ou melhor fisga a criança com toda sua carga lúdica, instigando ao máximo sua curiosidade e vontade de mostrar aquilo que tanto a agradou e deu prazer.


"Os espelhos são usados para ver o rosto;
a arte para ver a alma."
George Bernard Shaw




Mala surpresa: proposta da hora do conto da E.M. Dom Pixote.
Pertence a uma das participantes do curso que ministrei em Araxá. O projeto ganhando vida e outras dimensões.







Comentários

betty mello disse…
Querida Drica ,Oi ! É com imensa alegria que olho e admio o seu trabalho. Lindo ! Parabéns !Acho que teremos muitas estórias para contar e trocar...espero-a no meu blog http://canto-do-conto.blogspot.com, e vc verá que fomos enfeitiçadas pela mesmo pózinho: do entusiasmo e alegria. Vou esperá-la, sim ? Gostaria de coloca-la nos meus favoritos, e se vc gostar e achar conveniente pode linkar meu(S) blogs também. Sinsalabim ... me despeço com um beijin!!!!Betty Mello
Anônimo disse…
Olá Drica!!!
Adorei seu blog, as dicas de livros, enfim, tudo!!! Parabéns pelo empenho, criatividade e dedicação!!! Que Deus a ilumine cada vez mais nesse trabalho. Bjs.
Tia Lu disse…
Drica, ameeeei seu blog. Vou passar sempre por aqui.Estou esperando sua visitinha no meu. Beijos!!!!
susana disse…
Eu amei o seu blog, só não sei se é você quem faz todas estas pecinhas para entreter as crianças. Refiro-me aos aventais, dedoches, fantoches, etc. Eu também sou educadora infantil, por isso me senti tão bem quando entrei no seu blog. Se quiser dê um pulinho ao meu blog. Beijoca

Vou voltar!
Anônimo disse…
Oi Drica
Td bem? me chamo Gisele
Gostaria de saber mais sobre a "mala magica". Vc dar curso?
email gismarques23@yahoo.com.br
Anônimo disse…
Oi Drica, amei seu blog e principalmente suas idéias! De onde sai isto tudo mulher??? Não tenho blog, mas acho sempre muitas idéias em blogs que visito. Sou professora Há 5 anos e estou fazendo pedagogia, passei a ver meus alunos com outros olhos, e suas idéias me ajudarão muito. Obrigado por ser tão legal em compartilhá-las com pessoas como eu, que adoram inovar na sala de aula.
Anônimo disse…
Olá!
Descobri este site sem querer... e ainda bem! Fiquei encantada por técnicas que não conhecia.
Sou mãe de um menino que tem energia para dar e vender e por vezes é complicado arranjar ideias diferentes!
Obrigada pelas dicas e tenho pena que não tenha mais coisas novas no blogge.
Muitos parabéns...
Gostava de trocar ideias consigo.
almeirante@gmail.com

Beijos
Vânia
Alessandra Kelly disse…
Oi Drica, amei seu blog e principalmente suas idéias! É com imensa alegria que olho e admio o seu trabalho. Lindo ! Parabéns !Não tenho blog, mas acho sempre muitas idéias em blogs que visito. Sou coordenadora pedagogica. Há 3anos, passei a ver meus professores com outros olhos, e suas idéias me ajudarão muito. Obrigado por ser tão legal em compartilhá-las com pessoas como eu, que adoram inovar dia-após dia.
Parabéns pelo empenho, criatividade e dedicação!!! Que Deus a ilumine cada vez mais nesse trabalho. Bjs.
gostaria de saber se voce se poderia vir a minha cidade aplicar o curso sobre: "A Arte de Contar histórias".diga que pode só tenho um problema meu municipio é pequeno recém-emancipado não sei se temos condições de pagar pelo seu curso. me mande um e-mail dizendo se pode ou não.
meu e-mail é alessandrakelly.leaoalves@yahoo.com.br
Simone disse…
Menina você existe mesmo? Seu blog é tubo de bom estou com as mãos coçando com vontade de fazer esses materiais maravilhosos. Adoro inventar na hora de contar histórias, me visite!!Beijos e sucesso
Ivanise Meyer disse…
Oi, Drica!
Seu blog está show! Teu trabalho é criativo e tem autoria!!! Muito legal!
Posso linkar teu blog no meu?
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com

Beijinhos,
Ivanise :)
Oi Drika adorei a mala magica, eu trabalho com um baú, mas ele não esta enfeitado... Me deu uma otima ideia.. Parabens pelo blog!!
Anônimo disse…
confirmou messages caxias lucena chamam contribuição laboratórios camisetas exigiu apenas
Professora, parabéns pela grandeza de seu trabalho! O Brasil necessita, urgentemente, de pessoas assim, que amam a educação.
Deus abençõe sua profissão!

Postagens mais visitadas deste blog

Jacaré com dor de dente????

Quer fazer um projeto de higiene bucal? Que tal esse avental? Acho que esse Jacaré vai convencer muitas criança a cuidarem dos dentes...kkkk!!! Essa história é minha... espero que gostem... Jacaré com dor de Dente??? Joca era um jacaré que se achava muito esperto. Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim. Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente. Jacaré com dor de dente? É pra você ver, até jacaré tem dor de dente. A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá. Se tentava comer: _ aiaiaiaiaiaiaiai! _ Dói demais Se tenta beber: _ uiuiuiuiuiuiuiui! _ Como dói. Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar. Jacaré também chora? É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor. Foi aí que eu apareci. Eu, o Dente! Mas dente fala? É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo. Mas voltando para a história, pulei da

O ratinho e a lua

Essa é a Fada Fifi ...que usa seu tapete ou melhor o jardim secreto para contar suas histórias... Querem uma história???? É pra já!!! Fada Fifi vai contar!!!!! Essa é uma história linda... vale a pena ter essa preciosidade! ...com um toque de inocência... mas que cativa a amizade! Ensina que devemos ter persistência ... acreditar em nossos sonhos... com muita delicadeza através das fases da lua. Essa história vou contar carinhosamente para minha amiga Thuinie de Foz do Iguaçu ... Como eu conto essa história... Era uma vez... Um ratinho... que vivia em uma fazenda. Lá era feliz... catando migalhas e brincando com seus amigos. Como todos os dias fazia, no final da tarde, foi até o lago conversar com sua amiga a Tartaruga. O papo estava tão bom que demorou mais do que o de costume. Então, anoiteceu e a lua apareceu... Bem atrás do telhado da casa da fazenda. O Ratinho quando viu a lua ficou encantado e disse: _ Olha!!!! _Olha!!!!

Contos Desenhados... Vamos contar... ops... desenhar um conto????

Quer contar histórias desenhando??? Essa é a proposta desse livro( incrível) Contos Desenhados  de Per Gustavsson Contar e... desenhar!!! ou desenhar e... contar!!! Não importa a ordem, o que importa é que a ideia é fantástica!! Então, a partir dessa ideia surgiu o caderno mágico de histórias da fada Rabisca!!! É um cadernão com folhas em branco e as histórias vão surgindo a cada rabisco... Quer conhecer? Então, venha comigo!!! Era uma vez uma página em branco. Huuuuum... Mas, que sem graça! Então, a fada Rabisca entrou em ação risca daqui e risca dali... Puxa uma linha e... Era uma vez um menino chamado Pedro. Seu cabelo cresceu tanto, tanto que já tampava seus olhos. E a mãe disse: _Corta o cabelo, Pedro! E o pai disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a professora disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a vovó disse: _Corta o cabelo, Pedro! E Pedro disse: Nossa!!! Vou cortar o cabelo lá no ba