Pular para o conteúdo principal

Formando leitores

"Me digas com quem tu andas que direi quem tu és..."
"Me digas o que lê e direi quem tu és..."
Quer formar leitores? Seja um e saberá como.
Não tem formula ou receita, é simplesmente ler.

Ler tudo que lhe interessar: receitas, revistas, livros, quadrinhos tudo é conhecimento bom ou ruim. Ler, ler e ler...
E só o tempo e muita leitura lhe capacitará a discernir e a ter uma leitura de mundo mais ampla e eloqüente.

Tenho uma filha de 7 anos que está descobrindo a leitura agora. É lindo ver e presenciar esta descoberta, que não faz por obrigação, mas por curiosidade, com alegria e prazer. Começou a ler aos 5 anos, uma palavrinha aqui a outra ali. Mas agora lê tudo que encontra livros, revistas, receitas e quadrinhos (principalmente), adora e dá boas gargalhadas, lê com satisfação. Ultimamente, tem adorado as fábulas de ESOPO já leu e releu quase todas. Mas esse amor pela leitura não foi ensinado, ele foi descoberto, deslumbrado.
Você sabe que cenoura é bom para a saúde mas nem por isso você come cenoura todos os dias. O mesmo acontece com a leitura faz parte do seu dia-a-dia, é necessária. Você pode obrigar alguém a ler, mas não pode ensinar a amar o mundo das letras. Essa "essência" mágica só pode ser transmitida por algo maior, por algo que não pode ser explicado por palavras. Essa paixão, essa eloqüência só pode ser vivida, experimentada. Então, só aquele que tem vivências literarias significativas pode realmente formar um bom leitor.

Revistas e revistinhas são uma boa opção de informação e lazer. Gosto de varias e de todos os assuntos, sempre tem algo de interessante ou curioso para oferecer.

Quandrinhos são ótimos. Eu ADORO, principalmente, MAFALDA e CALVIN são, extremamente, inteligentes. A diversão é garantida.



Livros e mais livros...




de todos os assuntos...





Romances e romances...

Leia sempre.





Estou lendo esse... quem conta a história é a morte e acontece durante a 2ª guerra mundial, época que me desperta muito interesse.





Sisto(2005) afirma em seu livro que é comum o educador querer desenvolver em seus alunos o gosto pela leitura, quando ele mesmo não é um leitor. O contador de histórias PRECISA GOSTAR DE LER, isso é um pré requisito básico, caso contrário sua intervenção é fraca, e desprovida de sentido, pois se torna algo artificial. Mas, antes de tudo não pensar na leitura como uma exigência profissional, teórica, mas acima de tudo como uma necessidade pessoal. Essa amplitude é que confere ao profissional uma leitura mais sofisticada de mundo, com discernimento para dizer o que é bom ou ruim, para ler nas entre linhas, falar com entusiasmo e emoção. O contador é acima de tudo um curioso, um investigador que olha 360º . Que é capaz de falar com segurança é paixão do mundo das letras.

Comentários

Anônimo disse…
muuuuuuuuuuuuuuuuuuito show esse blog amei...
fico encantada com esses trabalhos..!

este livro tambem li...muito bom..

Postagens mais visitadas deste blog

Jacaré com dor de dente????

Quer fazer um projeto de higiene bucal? Que tal esse avental? Acho que esse Jacaré vai convencer muitas criança a cuidarem dos dentes...kkkk!!! Essa história é minha... espero que gostem... Jacaré com dor de Dente??? Joca era um jacaré que se achava muito esperto. Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim. Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente. Jacaré com dor de dente? É pra você ver, até jacaré tem dor de dente. A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá. Se tentava comer: _ aiaiaiaiaiaiaiai! _ Dói demais Se tenta beber: _ uiuiuiuiuiuiuiui! _ Como dói. Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar. Jacaré também chora? É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor. Foi aí que eu apareci. Eu, o Dente! Mas dente fala? É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo. Mas voltando para a história, pulei da

O ratinho e a lua

Essa é a Fada Fifi ...que usa seu tapete ou melhor o jardim secreto para contar suas histórias... Querem uma história???? É pra já!!! Fada Fifi vai contar!!!!! Essa é uma história linda... vale a pena ter essa preciosidade! ...com um toque de inocência... mas que cativa a amizade! Ensina que devemos ter persistência ... acreditar em nossos sonhos... com muita delicadeza através das fases da lua. Essa história vou contar carinhosamente para minha amiga Thuinie de Foz do Iguaçu ... Como eu conto essa história... Era uma vez... Um ratinho... que vivia em uma fazenda. Lá era feliz... catando migalhas e brincando com seus amigos. Como todos os dias fazia, no final da tarde, foi até o lago conversar com sua amiga a Tartaruga. O papo estava tão bom que demorou mais do que o de costume. Então, anoiteceu e a lua apareceu... Bem atrás do telhado da casa da fazenda. O Ratinho quando viu a lua ficou encantado e disse: _ Olha!!!! _Olha!!!!

Contos Desenhados... Vamos contar... ops... desenhar um conto????

Quer contar histórias desenhando??? Essa é a proposta desse livro( incrível) Contos Desenhados  de Per Gustavsson Contar e... desenhar!!! ou desenhar e... contar!!! Não importa a ordem, o que importa é que a ideia é fantástica!! Então, a partir dessa ideia surgiu o caderno mágico de histórias da fada Rabisca!!! É um cadernão com folhas em branco e as histórias vão surgindo a cada rabisco... Quer conhecer? Então, venha comigo!!! Era uma vez uma página em branco. Huuuuum... Mas, que sem graça! Então, a fada Rabisca entrou em ação risca daqui e risca dali... Puxa uma linha e... Era uma vez um menino chamado Pedro. Seu cabelo cresceu tanto, tanto que já tampava seus olhos. E a mãe disse: _Corta o cabelo, Pedro! E o pai disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a professora disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a vovó disse: _Corta o cabelo, Pedro! E Pedro disse: Nossa!!! Vou cortar o cabelo lá no ba