sexta-feira

Vamos fazer um fantoche?

O fantoche como coadjuvante do processo educativo

O fantoche é um outro recurso, significativo, para a “Contação de Histórias”. Utilizado com muita freqüência no ambiente escolar, é um excelente auxiliar na tarefa de contar histórias, facilitando para o educador, que encontra no boneco um meio físico, real de envolver as crianças, de forma mágica e lúdica. Pois, o fantoche é mais que um simples boneco, é a "personificação" do personagem que se torna algo real e concreto, que expressa emoções e sentimento através dos gestos e da voz de quem o manipula.
O fantoche é um objeto de expressão, tem função social, é um ser de comunicação, promovendo relações com o mundo interno, externo e com o outro. Os fantoches são em si provedores de diálogo (Santos, 2006 p.75). A construção da história pessoal que vai sendo medida e ampliada pelo outro. Para a criança que ouve é extremamente envolvente e mágico, já que este personagem parece realmente existir. Ela, então, entra no jogo da imaginação, rapidamente, acreditando que o fantoche tem vida própria, capaz de manter até um diálogo com o boneco por muito tempo, sem perceber ou dar importância para quem o manipula, ou seja, fica completamente absorvida pelo boneco, que em sua imaginação tem vida, é um ser.
Segundo Santos (2006,p.73) o fantoche é um objeto que transita entre o mundo interno e o externo da criança. Ele é um símbolo da intimidade de seu ser expresso em brincadeira. Assim, o fantoche tem alto valor pedagógico, criativo e terapêutico, pois, a criança tanto pode assistir a história, como pode manipula-lo e dar vida àquilo que toca. A oralidade, nesse momento, tem fundamental importância e é com certeza desenvolvida em sua plenitutude, pois é ela que garante a expressão de valores, sentimentos, emoções e criatividade de quem o manipula, seja o educador ou a criança.
Assim, o fantoche é um personagem criado pelo seu maipulador e todo personagem carrega uma história. Allessandrini (1996,p15), explica que a transposição para a linguagem verbal ocorre na perspectiva de “ressignificar” o processo em que a imagem interna sugere a criação de uma mensagem oral. O que confirma a afirmação de Matos (2006), que cada vez que uma história é contada, mesmo que por varias vezes, é única, pois o contador e a plateia nunca são os mesmos. Sendo assim, aproveite bem este material que uso nas oficinas de "contar histórias", para criar fantoches, ou melhor seres fantásticos com histórias maravilhosas, afinal como disse Rodari (1982 ) fazer fantoches é ofício mais bonito do mundo.
Lembre-se, cada momento é único, assim como cada história contada é única. Devemos emprestar ao fantoche nossas vozes e gestos, carregados de significados e afetos para chegarmos facilmente ao coração da criança, pois contar histórias é oferecer um presente. É se oferecer de corpo e alma para o outro.
É se oferecer de coração e isso tem nome, é AMOR.

“Toda estrada é segura para quem acredita no amor.”


Vamos fazer um fantoche?
Você vai precisar de 20cm de feltro, 1 tesoura, 1 pistola de cola quente, retalhos de EVA, lã(para fazer menina) e + apretechos ( botões, fitas, cordões, olhos móveis, etc,etc,etc...)

Corpo base
•Corte 2 vezes o molde acima em feltro para fazer o corpo base.

•Passe cola quente ou costure nas laterais, como mostra no tracejado do desenho, deixando as extremidades livres para o acesso da mão e dos dedos.






•Se quiser cole ou costure a roupa ou outros detalhes.•Se estiver fazendo um animal cole a bariguinha, rabo ou manchas.






cabeça
•Corte 2 vezes o molde da cabeça em feltro na cor do seu fantoche.
•Cole a parte de trás da cabeça na parte de trás do corpo base já pronto.
•Passe cola quente, como mostra no tracejado do desenho, para colar a outra parte da cabeça.




Acabamento final
•Corte 1 vez o molde em feltro ou emborrachado dos detalhes correspondente ao seu fantoche.
•Cole com cola quente.
•Recorte os olhos em emborrachado ou use olhos móveis e cole no fantoche.
•Complete, se necessário, com mais algum detalhe, dando seu toque pessoal.



















Figura humana
• Um novelo de lã da cor de sua preferência.
• Cabelo comum: corte de 30 a 40 fios de 40cm.
• Cabelo de trança: corte de 30 a 40 fios de 60cm.
• Cabelo de trança rapunzel: corte de 30 a 40 fios de 80cm.
• Pegue 3 arames (tipo os que são usados para fechar saco de pão de forma), use 1 para amarrar a lã na metade.

• Amarre os dois arames, 10cm para um lada e 10cm para o outro.


•Se for fazer tranças, faça a partir dos arames das laterais.

•Quando faltar 4cm de lã para acabar de trançar, use mais dois arames parafazer o acabamento.

•Passe cola quente na metade de cima da cabeça. Deve torcer um pouco o cabelo de lã e, então, cole.









A partir da figura humana básica crie todos os personagens para suashistórias, usando a imaginação e a criatividade acrescente acessórios como: chapéus, óculos, coroas, brincos, colares,varinhas, vassouras, barbas, bigodes... E muito carinho!






E boa história!





35 comentários:

Anônimo disse...

olá, sou professora de Educação Infantil e adorei o seu trabalho.
Gostaria de saber se vc tem um molde ou como fazer um fantoche de boca articulavel. Aguardo resposta , pois é uma apresentação para as crianças da minha Igreja. Um abraço. Bia.

Anônimo disse...

ola respondo ao teu pedido com este video em inglês

Anônimo disse...

Olá, por acaso encontrei o seu site. Estava na procura de alternativas para criar brinquedos para meu filhote que tem 2 anos e sete meses. Achei fantástico o seu trabalho. Muito bem feito, lindo mesmo. Parabés!

Anônimo disse...

obrigado mesmo! me ajudou muito, precisava saber como fazer um fantoche para o meu trabalho e vcê me salvou , obrigado !

Anônimo disse...

Puxa, teu fantoche me salvou! Tenho um trabalho de Ed. Artística e tenho que contar uma história para minha classe... Realmente me ajudou muito.

Abaços, Rodrigo.

Anônimo disse...

ola eu estou a tirar o curso de educadora de infancia e tenho que fazer fantoches e vc me salvou mesmo..muito obrigada e a continuação de um bom trabalho..bjinho

Anônimo disse...

vc é muito gentil em disponibilizar esses desenhos no seu blog! me ajudou muito! abç!

tia Déby disse...

oi!
encontrei o teu site por acaso,e, gostei muito.Trabalho com crianças e adolescentes, e estava buscando algo diferente, foi muito util.
obrigada.

Anônimo disse...

Oi!!!
td bem?...o seu trabalho foi exelente...mt obrigada pelo seu blog...ele me salvou de um trabalho de Ed. visual...
continue com um bom trabalho...
BeijOkas de Carla

carla viana disse...

Parabéns é pouco, você simplesmente é muito especial ao dividir a sua criatividade com os outros.
Vou fazer uma oficina com professoras de educação infantil e utilizarei as suas dicas com os devidos creditos autorais do blog.
Um abraço. Carla

Zélia disse...

Oi!Gostaria de agradecer por você ter disponibilizado os moldes dos fantoches,pois vai ser um acessório muito valioso para os momentos de contação de histórias. Minhas crianças vão gostar muito!!Seu blog é maravilhoso e inspirador. Parabéns! Zélia

rafael disse...

oi
meu nome e rafael tenho 12 anos e estou na 7 ª serie na escola de ensino fundamental mont'alverne estou precisando fazer um teatro de fantoche e contar uma historia com os fantoches vc podia me ensinar a fazer um fantoche que meche a boca meu e-mail e : rafael_herbist@hotmail.com

Anônimo disse...

muito lindo o seu trabalho sou educadora trabalho com turmas de 4 e 5 anos. Gostaria de aprender a fazer um avental da pra voçê me dá umas dicas. um abraço Adiane

sheila disse...

olá td bem?
seu blog é mais dez, é cem, é mil.você merece mais que parabéns. gostaria de mais umas dicas se possivel, pois sou estudante de pedagogia e me será muito util fazer fantoches para divertir e ao mesmo tempo ensinar meus alunos.
se possivel entre em contato comigo.
grata.
e que Deus continue te abençoar.
grande abraço
sheila.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se vc tem um molde ou como fazer um fantoche de boca articulavel

alexsandra disse...

gostei muito pq esta ajudando as crianças...bjs

Anônimo disse...

obrigado

Amanda Cavalcante disse...

Olá, quero dizer que amei, achei lindo o seu blogue e ainda mais o dom que Deus lhe deu para trabalhar com as crianças, tenho 22 anos e sou estudante de Pedagogia,adimiro muito o seu trabalho, meus parabéns.

Lélio Braga Calhau disse...

Gostei muito do post sobre fantoches.

Anônimo disse...

eu queria saber como se faz aqueles fantoches que mechem a boca que se vende em feira se vc solber OBG *--*

Anônimo disse...

Muuito legaal !
Me ajudoou a fazer um trabalho de portugues com fantochees
Muito legaal
;D

Anônimo disse...

PARABENS!!ESSE TRABALHO E MARAVILHOSO!MEU NOME E DEBORAH,E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO DE ARTE...E PRESISAVCA MUITO DE UM FANTOCHE...MAS QUERIA QUE EU MESMO O FIZESSE,MAS SO TINHA UM PROBLEMINHA(...)EU NAO SABIA FAZER,MAS COM SEU MARAVILHO TRABALHO APRENDI...
PARABENS PELO SEU LINDO TRABALHO.
SO TENHO UM PERGUNTA:
SERA QUE DAR PRA FAZER UM FANTOCHE TIPO COM O "CABELO DE FOGO"?

Anônimo disse...

OLá, gostaria de fazer um fantoche do pica pau para a festa do meu filho como lembrança. será que vocês podem me passar o molde e me passar algumas informaçãos de como fazer.
agradeco muito. Meu e mail é: k_myla@hotmail.com

Art'Rios Artesanatos disse...

Parabéns pelo blog, eu já trabalho com artesanato e ano que vem vou dar aulas para crianças o seu blog é muito interessante e com dicas muito legais eu recomendo.Bjs!

Art'Rios Artesanatos disse...

Parabéns pelo blog, eu já trabalho com artesanato e ano que vem vou dar aulas para crianças o seu blog é muito interessante e com dicas muito legais eu recomendo.Bjs!

Nathália disse...

parabéns amei seu trabalho..eu sou estudante e fiz uma peça teatral com fantoches e me espelhei aos seus fantoches =)

ESPAÇO DA GENTE disse...

É bom saber que você conseguiu alcançar seu objetivo através do presente que Deus tem me dado, bjos.

Anônimo disse...

Olá eu gostei muito dos seus fantoches achei muito criativo.

Anônimo disse...

Nossa estava andandopor aii na net e encontreii esse sitee mais foii mais util do q eu pensava ameii esse site ele tem tudooo o q queroo¹¹¹!!!! ameii deverdadeeee me add aee

Anônimo disse...

eu amei muito lindo inclusive estou fazendo um...

Anônimo disse...

eu amei muito lindo inclusive estou fazendo um...

Carla disse...

Oi se sabe mais ou menos a medida de um fantoche para criança vou fazer com os bichos do pantanal.
Desde ja agradeço.

♥JusŦiИ dЯэw biэbэЯ♥ disse...

nãun Entendii oq Er Para fazer Maiis Vlw'

♥JusŦiИ dЯэw biэbэЯ♥ disse...

Ob Pelas Dicas Mais Eu nÃUN Entendi Nada Comu ER Para Fazer'

♥JusŦiИ dЯэw biэbэЯ♥ disse...

nãun Entendii oq Er Para fazer Maiis Vlw'