sábado

Caixa Surpresa

A minha "Caixa Surpresa"estava um "caco".... de tão velhinha, da última vez que usei, rasgou. Então, fiz uma novinha... e ficou lindinha!

A "caixa surpresa" é um elemento mágico indispensável. Tanto para contar histórias, como para detonar um projeto. Ela se presta a esse papel pela alta carga "lúdica" que contém.
Uma caixa, qualquer caixa, provoca o desejo, a espectativa, a curiosidade, o desafio de descobrir o há lá dentro.

Que mistérios ela esconde...



Isso tudo me vez lembrar de uma história que conta sobre a criação do mundo...


A caixa de pandora
A maior dificuldade de relatar um mito não está em traduzir as suas múltiplas conexões e desdobramentos, mas em resolver onde parar, onde recortar este mito do todo da mitologia... Por isso, a história de Pandora começa antes da própria Pandora. Desde que Zeus (Júpiter) e seus irmãos (a geração dos deuses olímpicos) começaram a disputar o poder com a geração dos Titãs, Prometeu era visto como inimigo e seus amigos mortais como ameaça. Sendo assim, para castigar os mortais, Zeus privou o homem do fogo, simbolicamente, da luz na alma, da inteligência... Prometeu, "amigo dos homens", roubou uma centelha do fogo celeste e a trouxe à terra, reanimando os homens. Ao descobrir o roubo, Zeus decidiu punir tanto o ladrão quanto os beneficiados. Prometeu foi acorrentado a uma coluna e uma águia devorava seu fígado durante o dia, o qual voltava a crescer à noite. Para castigar o homem, Zeus ordenou a Hefesto (Vulcano) que modelasse uma mulher semelhante às deusas imortais e que tivesse vários dons. Atená (Minerva) ensinou-lhe a arte da tecelagem, Afrodite (Vênus) deu-lha a beleza e o desejo indomável, Hermes (Mercúrio) encheu-lhe o coração de artimanhas, imprudência, ardis, fingimento e cinismo, as Graças embelezaram-na com lindíssimos colares de ouro... Zeus enviou Pandora como presente a Epimeteu, o qual, esquecendo-se da recomendação de Prometeu, seu irmão, de que nunca recebesse um presente de Zeus, o aceitou. Quando Pandora, por curiosidade, abriu uma caixa que trouxera do Olimpo como presente de casamento ao marido, dela fugiram todas as calamidades e desgraças que até hoje atormentam os homens. Pandora ainda tentou fechar a caixa, mas era tarde demais: ela estava vazia, com a exceção da "esperança" que permaneceu presa junto à borda da caixa.
Pandora é a deusa da ressurreição. Ela por não nascer como a divindade é conhecida como uma semi-deusa. Pandora era uma humana ligada a Hades. Sua ambição em se tornar a deusa do Olimpo e esposa de Zeus fez com que ela abrisse a ânfora divina. Zeus para castiga-la tirou a sua vida. Hades com interesse nas ambições de Pandora, procurou as pacas (dominadoras do tempo) e pediu para que o tempo voltasse, sem permissão de Zeus elas não puderam fazer nada. Hades convenceu o irmão a ressuscitar Pandora, devido os argumentos do irmão Zeus a ressuscitou dando a divindade que ela sempre desejava. Assim Pandora se tornou a deusa da ressurreição. Para um espírito ressuscitar Pandora entrega-lhe uma tarefa, se o espírito cumprir ele é ressuscitado. Pandora com ódio de Zeus por ele ter a tornado uma deusa sem importância, entrega aos espíritos somente tarefas impossíveis. Assim nenhum espírito conseguiu e nem conseguirá ressuscitar.

Retirado do site desejos e sonhos



A caixa surpresa é como a caixa de pandora... que PROVOCA.

Mas...o que vamos deixar sair dela?

4 comentários:

Ivanise Meyer disse...

Oi, Drika!
A caixa ficou muito lindinha!!!
Eu adoro bruxinhas!
Uma vez eu fiz uma mala, toda preta, p/ começar um projeto que seria uma viagem para algum lugar no Brasil...
Dentro da mala, havia várias malinhas de cartolina, onde desenharam por dentro o quê levariam para a tal viagem...
Foi ótimo! Qualquer dia, postarei essa mala...
Beijinhos,
Ivanise :)

cristiane disse...

nossa!!drika, parabêns voçê é maravilhosa...
adorei as suas idéias,vou usar algumas com minhas crianças,trabalho com educação infantil,eles vão amar..
muito obrigado por dividirsuas criatividade com todos...
bjusss... tenha uma otima semana..

susana disse...

Oh LInda,, só não sei de que material é que é forrado a caixa. A mim parece-me ter pêlo, será que não estou a ver bem? Beijocas e eu volto aqui depois para ver a tua resposta às minhas perguntas. Obrigado

Ivanise Meyer disse...

Oi, Drica!
Fiz uma "propaganda" da mala e do avental no meu blog. Veja se está bom, se quiser que eu mude alguma coisa é só falar!!!
Beijocas,
Ivanise :)