Pular para o conteúdo principal

Uma história e vários jeitos de contar...

A margarida friorenta é um pequeno tesouro, gosto muito desta história. Ela fala do "frio" que sentimos no dia-a-dia... do quanto é importante receber afeto, carinho, atenção... é mais que uma história, é uma demonstração de amor.
Na foto acima, conto esta história da "Margarida Friorenta" sobre o tapete, utilizando a técnica desenvolvida pela pedagoga francesa Clotide Hamman.
Em parceria com seu filho Tarak Hamman, artesão e contador de histórias, criaram, a mais de 15 anos, o projeto "reconte-tapis" que tem como suporte vários tapetes artesanais que são usados na "contação de histórias" e para estimular a leitura na França.
Em 1998, Tarak Hamman ministrou cursos e oficinas no Brasil. Existem, hoje, vários contadores no Brasil, que utilizam este recurso. O grupo "os tapetes contadores de histórias" trabalham com esta técnica. São fantásticos, vale a pena conhecer o trabalho deles. http://www.tapetescontadores.com.br/
Outro jeito de contar é utilizando fantoches de dedo em casinhas ou treatrinhos. Prefiro contar usando-os apenas na mão. Como são "elementos mágicos" a atenção das crianças se voltam apenas para os fantoches.

Olha! O tapete de novo!!! Essa técnica é muito legal... ora é dia, ora é noite...o personagem entra e sai no desenrolar da história e as crianças ficam completamente absorvidas com as inúmeras possibilidades que este recuso oferece, pois a história é viva, vai tomando forma, cria a possibilidade de "tocar."
E contar com esse fantochão? É ótimo! Quando conto, eu sou a "Ana Maria" e convido uma criança para usa-lo e ser a "margarida" e TTTTRRRRRRRREEEEEEEEEMMMMMEEEEEEEERRRRRRRR de frio.
É muito bom variar os recursos na hora de contar! Amplia a percepção da criança e desperta a curiosidade, o que a leva a leitura. Mas não a uma leitura simplista, mecânica. Um leitura ampla, investigativa, vista por vários ângulos, uma leitura de mundo.



Comentários

Anônimo disse…
adorei o teu blog, depois de ver tantos blogs legal e interessante como o teu resolvi tambem fazer um se quizer me visite fabianedelfino-fabi.blogspot.com
Unknown disse…
Adorei a história do afeto

Postagens mais visitadas deste blog

Jacaré com dor de dente????

Quer fazer um projeto de higiene bucal? Que tal esse avental? Acho que esse Jacaré vai convencer muitas criança a cuidarem dos dentes...kkkk!!! Essa história é minha... espero que gostem... Jacaré com dor de Dente??? Joca era um jacaré que se achava muito esperto. Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim. Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente. Jacaré com dor de dente? É pra você ver, até jacaré tem dor de dente. A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá. Se tentava comer: _ aiaiaiaiaiaiaiai! _ Dói demais Se tenta beber: _ uiuiuiuiuiuiuiui! _ Como dói. Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar. Jacaré também chora? É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor. Foi aí que eu apareci. Eu, o Dente! Mas dente fala? É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo. Mas voltando para a história, pulei da

O ratinho e a lua

Essa é a Fada Fifi ...que usa seu tapete ou melhor o jardim secreto para contar suas histórias... Querem uma história???? É pra já!!! Fada Fifi vai contar!!!!! Essa é uma história linda... vale a pena ter essa preciosidade! ...com um toque de inocência... mas que cativa a amizade! Ensina que devemos ter persistência ... acreditar em nossos sonhos... com muita delicadeza através das fases da lua. Essa história vou contar carinhosamente para minha amiga Thuinie de Foz do Iguaçu ... Como eu conto essa história... Era uma vez... Um ratinho... que vivia em uma fazenda. Lá era feliz... catando migalhas e brincando com seus amigos. Como todos os dias fazia, no final da tarde, foi até o lago conversar com sua amiga a Tartaruga. O papo estava tão bom que demorou mais do que o de costume. Então, anoiteceu e a lua apareceu... Bem atrás do telhado da casa da fazenda. O Ratinho quando viu a lua ficou encantado e disse: _ Olha!!!! _Olha!!!!

Contos Desenhados... Vamos contar... ops... desenhar um conto????

Quer contar histórias desenhando??? Essa é a proposta desse livro( incrível) Contos Desenhados  de Per Gustavsson Contar e... desenhar!!! ou desenhar e... contar!!! Não importa a ordem, o que importa é que a ideia é fantástica!! Então, a partir dessa ideia surgiu o caderno mágico de histórias da fada Rabisca!!! É um cadernão com folhas em branco e as histórias vão surgindo a cada rabisco... Quer conhecer? Então, venha comigo!!! Era uma vez uma página em branco. Huuuuum... Mas, que sem graça! Então, a fada Rabisca entrou em ação risca daqui e risca dali... Puxa uma linha e... Era uma vez um menino chamado Pedro. Seu cabelo cresceu tanto, tanto que já tampava seus olhos. E a mãe disse: _Corta o cabelo, Pedro! E o pai disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a professora disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a vovó disse: _Corta o cabelo, Pedro! E Pedro disse: Nossa!!! Vou cortar o cabelo lá no ba