quarta-feira

Elementos Mágicos...tapetes de contar histórias, a história da mala, avental, fantoches, sucatoches e muito+

O que são elementos mágicos????
Bem , chamo de elementos mágicos tudo aquilo que transporta, de forma lúdica, o ouvinte para o mundo da fantasia, o mundo da história.
O adulto precisa de poucos elementos, assim o contador de histórias raramente usa apetrechos, no máximo um chapéu, um instrumento musical, uma roupa específica ou um lenço. O que prende o adulto é, basicamente a voz do contador, também se rebuscamentos. Contar histórias para adultos requer simplicidade.

Para a criança é diferente. Com definiu, Denise C. Weston e Mark S. Weston, um casal de terapeutas americanos, a criança pertence a "fase do brincar" e tudo que for ensinado ou transmitido por esse meio será melhor assimilado. Piaget, definiu as várias fases pela qual a criança se desenvolve e aqui daremos enfase no concreto.
Portanto, os elementos mágicos são essenciais na hora do conto, pois, criam uma linha invisível entre a história e a criança. É algo concreto que ela também pode pegar, pode recontar, exprimir seus desejos, sentimentos, medos, falas, novas versões, afinal, "o elemento mágico" é real, é algo que ela pode papável, um brinquedo, um objeto lúdico que pode ser manipulado que a trasporta para o mundo da imaginação e lá pode emprestar sua personalidade, suas angustias, sua criatividade, sua voz e sua imaginação.
Deve-se levar em conta outro ponto relevante, o educador, ou melhor "o contador". Muitas vezes a pessoa que conta histórias se sente insegura com dificuldades em contar histórias, já que o contador se expõe inteiramente diante do público.

O "elemento mágico"é um importante subsidio, que lhe confere um poder mágico, pois a atenção sempre se volta para o elemento que inevitavelmente atrai os olhos das crianças, que hipnotizadas e absorvidas, nem nota a presença da pessoa, mas apenas a do personagem.

E quais são os elementos mágicos???????
São vários, pode ser fantoches, brinquedos, objetos, tapetes, chapéus, comida, qualquer coisa que faça ligação com a história.


Veja algumas idéias e crie a suas...

Como por exemplo uma mala misteriosa que contém um objeto mágico e um livro. O suspense, a surpresa, são elementos fortes, afinal o que têm na mala???? Que mistério!!!!!
E que tal uma caixa com vários objetos, que a médida que vão saindo da caixa vão se incorporando a história. É uma surpresa, é uma mistério, afinal você não têm controle, é uma história "viva" e toda vez que conta-la uma nova história vai surgir...
Chapéu de cozinheira para cozinhar histórias...é uma delícia!


Painel de fantoches para a biblioteca é um excelente material, pois enfeita o ambiente e convida para a história.



Uma casinha de fantoches agrada muito a garotada.






Uma história na luva, dá para fazer um punhado.





Máscaras e chapéus, tenha vários!






Olha que idéia legal! Um fantochão feito de garrafas de PET, retanhos e papel marché.







Dedoches são pera diversão e você pode ter um montão.










Fantoches de mão são fáceis de fazer... pegue os moldes e faça aos montes.






Histórias com paineis com participação das crianças é o máximo.











"A centopéia e seus sapatinhos" contada com colheres e massinha.











Bonecos e mais bonecos. As crianças adoram passar o dia em companhia dessas criaturinhas tão amáveis.












Dona UXA, ora fada...












ora bruxa!





E que tal um avental com deliciosas histórias???






Um tapete para contar???? Senta que lá vêm à história!



AH!! Esses sucatoches são d+ !

Olha que idéia legal e ecológica...
com embalagens de amaciente de roupas, retalhos de EVA, cordão, sobras de mola, lã e o que mais a sua imaginação quiser dá para fazer bonecos fantoches. Fantoches? Sim estes bonecos mexem a boca e você dá vida a uma história. O mais legal é que as crianças podem ouvir a sua história e com os bonecos podem criar + 1000 histórias....
Contar histórias é pura diversão.
Criar bonecos, fantoches, chapéus...para contar as histórias é + ainda!

Os "elementos mágicos" são valiosos auxiliares na ação pedagógica, pois desenvolvem múltiplos aspectos educacionais, relativos aos sentimentos e a comunicação. Para a criança, os elementos, de início, são brinquedos, objetos que pode ser explorado de várias formas e a mádida que se desenvolve percebe expontaneamente que pode dar vida: sentimento e personalidade.
Pode ir mais além, experimentando suas experiências de vida, testando suas expectativas sobre “o certo” e “o errado” a partir de outras perspectivas, ora como ‘narrador’, ora como ‘vilão’, ora como ‘mocinho’.
Ah! contar e brincar assim e bom d+!















5 comentários:

cris disse...

Adriana!!!!!Seu blog é uma maravilha!!!!Parabéns e muito obrigada pelas ótimas dicas!!!!
Um beijo.

Anônimo disse...

Olá,descobri hoje o seu blog e amei.A contação de estórias me encanta,mas é uma coisa nova para mim.Alguns "elementos mágicos" que você mostrou(avental,tapete)nunca tinha visto,achei-os incriveis,se possivel gostsria que me mostrace de maneira mais detalhada,passo a passo,como utiliza-los.Como são contadas as estórias do avental?Desculpa a minha pouca formação,mas no momento não estou podendo fazer cursos.Se puder me ajudar ficarei grata.
Um grande abraço,
hazaleia@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,descobri hoje o seu blog e amei.A contação de estórias me encanta,mas é uma coisa nova para mim.Alguns "elementos mágicos" que você mostrou(avental,tapete)nunca tinha visto,achei-os incriveis,se possivel gostsria que me mostrace de maneira mais detalhada,passo a passo,como utiliza-los.Como são contadas as estórias do avental?Desculpa a minha pouca formação,mas no momento não estou podendo fazer cursos.Se puder me ajudar ficarei grata.
Um grande abraço,
hazaleia@hotmail.com

Pedagogia disse...

Amei o seu blog, estou conhecendo hoje, muito lindo!!!
Sou apaixonada nesse mundo encantado. Será que tem algum curso oline?? Se souber avise-me, por favor.
Beijos.
geismartins@hotmail.com

Artes Da Adriana disse...

DRICA, SEU BLOG É LINDO SUAS DICAS PRECIOSAS E SEUS TRABALHOS DIVINOS... fIZ UM TAPETE DE CONTAR ESTÓRIAS BASEADO EM UM DE SEUS TRABALHOS QUE É UM VERDADEIRO SUCESSO NA HORA QUE EU VOU CONTAR ESTÓRIAS NA ESCOLA E EM CASA ASSIM COMO A MALA E OUTRAS IDÉIAS QUE EU VEJO NO SEU BLOG E HUMILDEMENTE TENTO RECRIAR... PARABÉNS E ESPERO QUE NÃO FIQUE BRAVA COMIGO POR USAR SUAS IDÉIAS... SE DER PASSA NO MEU BLOG SERIA UM ORGULHO VER VC POR LÁ E QUEM SABE UM DIA TE ENCONTRAR JÁ QUE TAMBÉM MORO EM MINAS... UM ABRAÇO ADRIANA