Pular para o conteúdo principal

Elementos Mágicos...tapetes de contar histórias, a história da mala, avental, fantoches, sucatoches e muito+

O que são elementos mágicos????
Bem , chamo de elementos mágicos tudo aquilo que transporta, de forma lúdica, o ouvinte para o mundo da fantasia, o mundo da história.
O adulto precisa de poucos elementos, assim o contador de histórias raramente usa apetrechos, no máximo um chapéu, um instrumento musical, uma roupa específica ou um lenço. O que prende o adulto é, basicamente a voz do contador, também se rebuscamentos. Contar histórias para adultos requer simplicidade.

Para a criança é diferente. Com definiu, Denise C. Weston e Mark S. Weston, um casal de terapeutas americanos, a criança pertence a "fase do brincar" e tudo que for ensinado ou transmitido por esse meio será melhor assimilado. Piaget, definiu as várias fases pela qual a criança se desenvolve e aqui daremos enfase no concreto.
Portanto, os elementos mágicos são essenciais na hora do conto, pois, criam uma linha invisível entre a história e a criança. É algo concreto que ela também pode pegar, pode recontar, exprimir seus desejos, sentimentos, medos, falas, novas versões, afinal, "o elemento mágico" é real, é algo que ela pode papável, um brinquedo, um objeto lúdico que pode ser manipulado que a trasporta para o mundo da imaginação e lá pode emprestar sua personalidade, suas angustias, sua criatividade, sua voz e sua imaginação.
Deve-se levar em conta outro ponto relevante, o educador, ou melhor "o contador". Muitas vezes a pessoa que conta histórias se sente insegura com dificuldades em contar histórias, já que o contador se expõe inteiramente diante do público.

O "elemento mágico"é um importante subsidio, que lhe confere um poder mágico, pois a atenção sempre se volta para o elemento que inevitavelmente atrai os olhos das crianças, que hipnotizadas e absorvidas, nem nota a presença da pessoa, mas apenas a do personagem.

E quais são os elementos mágicos???????
São vários, pode ser fantoches, brinquedos, objetos, tapetes, chapéus, comida, qualquer coisa que faça ligação com a história.


Veja algumas idéias e crie a suas...

Como por exemplo uma mala misteriosa que contém um objeto mágico e um livro. O suspense, a surpresa, são elementos fortes, afinal o que têm na mala???? Que mistério!!!!!
E que tal uma caixa com vários objetos, que a médida que vão saindo da caixa vão se incorporando a história. É uma surpresa, é uma mistério, afinal você não têm controle, é uma história "viva" e toda vez que conta-la uma nova história vai surgir...
Chapéu de cozinheira para cozinhar histórias...é uma delícia!


Painel de fantoches para a biblioteca é um excelente material, pois enfeita o ambiente e convida para a história.



Uma casinha de fantoches agrada muito a garotada.






Uma história na luva, dá para fazer um punhado.





Máscaras e chapéus, tenha vários!






Olha que idéia legal! Um fantochão feito de garrafas de PET, retanhos e papel marché.







Dedoches são pera diversão e você pode ter um montão.










Fantoches de mão são fáceis de fazer... pegue os moldes e faça aos montes.






Histórias com paineis com participação das crianças é o máximo.











"A centopéia e seus sapatinhos" contada com colheres e massinha.











Bonecos e mais bonecos. As crianças adoram passar o dia em companhia dessas criaturinhas tão amáveis.












Dona UXA, ora fada...












ora bruxa!





E que tal um avental com deliciosas histórias???






Um tapete para contar???? Senta que lá vêm à história!



AH!! Esses sucatoches são d+ !

Olha que idéia legal e ecológica...
com embalagens de amaciente de roupas, retalhos de EVA, cordão, sobras de mola, lã e o que mais a sua imaginação quiser dá para fazer bonecos fantoches. Fantoches? Sim estes bonecos mexem a boca e você dá vida a uma história. O mais legal é que as crianças podem ouvir a sua história e com os bonecos podem criar + 1000 histórias....
Contar histórias é pura diversão.
Criar bonecos, fantoches, chapéus...para contar as histórias é + ainda!

Os "elementos mágicos" são valiosos auxiliares na ação pedagógica, pois desenvolvem múltiplos aspectos educacionais, relativos aos sentimentos e a comunicação. Para a criança, os elementos, de início, são brinquedos, objetos que pode ser explorado de várias formas e a mádida que se desenvolve percebe expontaneamente que pode dar vida: sentimento e personalidade.
Pode ir mais além, experimentando suas experiências de vida, testando suas expectativas sobre “o certo” e “o errado” a partir de outras perspectivas, ora como ‘narrador’, ora como ‘vilão’, ora como ‘mocinho’.
Ah! contar e brincar assim e bom d+!















Comentários

cris goulart disse…
Adriana!!!!!Seu blog é uma maravilha!!!!Parabéns e muito obrigada pelas ótimas dicas!!!!
Um beijo.
Anônimo disse…
Olá,descobri hoje o seu blog e amei.A contação de estórias me encanta,mas é uma coisa nova para mim.Alguns "elementos mágicos" que você mostrou(avental,tapete)nunca tinha visto,achei-os incriveis,se possivel gostsria que me mostrace de maneira mais detalhada,passo a passo,como utiliza-los.Como são contadas as estórias do avental?Desculpa a minha pouca formação,mas no momento não estou podendo fazer cursos.Se puder me ajudar ficarei grata.
Um grande abraço,
hazaleia@hotmail.com
Anônimo disse…
Olá,descobri hoje o seu blog e amei.A contação de estórias me encanta,mas é uma coisa nova para mim.Alguns "elementos mágicos" que você mostrou(avental,tapete)nunca tinha visto,achei-os incriveis,se possivel gostsria que me mostrace de maneira mais detalhada,passo a passo,como utiliza-los.Como são contadas as estórias do avental?Desculpa a minha pouca formação,mas no momento não estou podendo fazer cursos.Se puder me ajudar ficarei grata.
Um grande abraço,
hazaleia@hotmail.com
Amei o seu blog, estou conhecendo hoje, muito lindo!!!
Sou apaixonada nesse mundo encantado. Será que tem algum curso oline?? Se souber avise-me, por favor.
Beijos.
geismartins@hotmail.com
Utopie Rosie disse…
DRICA, SEU BLOG É LINDO SUAS DICAS PRECIOSAS E SEUS TRABALHOS DIVINOS... fIZ UM TAPETE DE CONTAR ESTÓRIAS BASEADO EM UM DE SEUS TRABALHOS QUE É UM VERDADEIRO SUCESSO NA HORA QUE EU VOU CONTAR ESTÓRIAS NA ESCOLA E EM CASA ASSIM COMO A MALA E OUTRAS IDÉIAS QUE EU VEJO NO SEU BLOG E HUMILDEMENTE TENTO RECRIAR... PARABÉNS E ESPERO QUE NÃO FIQUE BRAVA COMIGO POR USAR SUAS IDÉIAS... SE DER PASSA NO MEU BLOG SERIA UM ORGULHO VER VC POR LÁ E QUEM SABE UM DIA TE ENCONTRAR JÁ QUE TAMBÉM MORO EM MINAS... UM ABRAÇO ADRIANA

Postagens mais visitadas deste blog

Jacaré com dor de dente????

Quer fazer um projeto de higiene bucal? Que tal esse avental? Acho que esse Jacaré vai convencer muitas criança a cuidarem dos dentes...kkkk!!! Essa história é minha... espero que gostem... Jacaré com dor de Dente??? Joca era um jacaré que se achava muito esperto. Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim. Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente. Jacaré com dor de dente? É pra você ver, até jacaré tem dor de dente. A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá. Se tentava comer: _ aiaiaiaiaiaiaiai! _ Dói demais Se tenta beber: _ uiuiuiuiuiuiuiui! _ Como dói. Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar. Jacaré também chora? É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor. Foi aí que eu apareci. Eu, o Dente! Mas dente fala? É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo. Mas voltando para a história, pulei da

O ratinho e a lua

Essa é a Fada Fifi ...que usa seu tapete ou melhor o jardim secreto para contar suas histórias... Querem uma história???? É pra já!!! Fada Fifi vai contar!!!!! Essa é uma história linda... vale a pena ter essa preciosidade! ...com um toque de inocência... mas que cativa a amizade! Ensina que devemos ter persistência ... acreditar em nossos sonhos... com muita delicadeza através das fases da lua. Essa história vou contar carinhosamente para minha amiga Thuinie de Foz do Iguaçu ... Como eu conto essa história... Era uma vez... Um ratinho... que vivia em uma fazenda. Lá era feliz... catando migalhas e brincando com seus amigos. Como todos os dias fazia, no final da tarde, foi até o lago conversar com sua amiga a Tartaruga. O papo estava tão bom que demorou mais do que o de costume. Então, anoiteceu e a lua apareceu... Bem atrás do telhado da casa da fazenda. O Ratinho quando viu a lua ficou encantado e disse: _ Olha!!!! _Olha!!!!

Contos Desenhados... Vamos contar... ops... desenhar um conto????

Quer contar histórias desenhando??? Essa é a proposta desse livro( incrível) Contos Desenhados  de Per Gustavsson Contar e... desenhar!!! ou desenhar e... contar!!! Não importa a ordem, o que importa é que a ideia é fantástica!! Então, a partir dessa ideia surgiu o caderno mágico de histórias da fada Rabisca!!! É um cadernão com folhas em branco e as histórias vão surgindo a cada rabisco... Quer conhecer? Então, venha comigo!!! Era uma vez uma página em branco. Huuuuum... Mas, que sem graça! Então, a fada Rabisca entrou em ação risca daqui e risca dali... Puxa uma linha e... Era uma vez um menino chamado Pedro. Seu cabelo cresceu tanto, tanto que já tampava seus olhos. E a mãe disse: _Corta o cabelo, Pedro! E o pai disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a professora disse: _Corta o cabelo, Pedro! E a vovó disse: _Corta o cabelo, Pedro! E Pedro disse: Nossa!!! Vou cortar o cabelo lá no ba